quarta-feira, 22 de abril de 2015

A pedalar ou a correr, é o que se quer ver :-)

Olá a todos que passam por aqui :-)

Foram alguns meses sem pôr os dedos no teclado, não quer isto dizer que tenha desistido das minhas aventuras do pedal... pelo contrário, descobri outras novas aventuras , correr! Mais propriamente corrida no trilho!
Tendo participado em algumas provas nestes últimos meses reparei que a moda pegou, sempre acima dos 300/400 participantes por evento e muitas vezes atingindo os 800, divididos pelas várias distâncias que as organizações propunham aos atletas. E afinal como a moda pegou, pimba...também aqui estou :-)
Já alguns anos que esta vontade de participar neste tipo de provas me assaltava os pensamentos e este ano foi o decisivo " desta não passa!".
Já lá vão três anos a fazer parte da organização do Trail de Bucelas www.bucelasaventura.pt e cada vez que ouvia a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Bucelas ás 9h em ponto a tocar para o inicio da prova, ali ficava eu todo arrepiado e com vontade de chorar (de emoção) de ver todo aquele cenário, perto de 800 participantes de sorriso na boca ansiosos por correr nos trilhos da minha terra  www.jf-bucelas.pt e ver todo aquele movimento numa vila que até considero pacata...
Foi então que logo nesse mês  (Fevereiro) me inscrevi para o Trail Montes Saloios que se situa em Covas de Ferro na zona de Sintra! Treino não me faltava, os meses de Novembro a Fevereiro foram preenchidos com caminhadas ,corridas, limpeza de trilhos, construções de pontes de madeira, e marcações de percurso tudo em prol do Trail de Bucelas, por isso estava com a mínima preparação para fazer um trail! A única dúvida era a distância, 24 km e também um problema que não me larga,é que após correr 10km´s lá vem as "DORES NOS JOELHOS" é demais é sempre a sofrer :-(
Sendo este o Rescaldo dos últimos meses, aqui vos deixo uns quantos vídeos feitos pelo "Je" o primeiro foi feito com o telemóvel e os restantes feitos pela minha companheira rolley. Não..rolley não é a minha cadela, é a minha última aquisição , uma câmara tipo GO PRO mas para os mais pobrezinhos(estou no gozo). Espero que gostem dos vídeos das provas e de alguns treino que fiz com o meu irmão.

TRAIL MONTES SALOIOS 2015
TREINO 12KM...

TREINO 18KM...

TRAIL CIDADE DE ESTREMOZ 2015

TRAIL COSTA SALOIA 2015

TRAIL TRILHOS DO PASTOR

TRAIL NOTURNO DAS ABITUREIRAS

O próximo e último evento deste ano de Trail vai ser já este fim de semana na serra de Montejunto.
Até lá :-)

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

II Raid Lobo Ibérico-MAFRA

Olá pessoal da pedalada :)

Como prometido, aqui estou para mais um rescaldo de uma bela manhã de puro btt.
Com o alerta amarelo que a proteção civil fez como aviso de chuvas fortes e trovoadas , ainda me questionei ! Vou ou não vou ? E logo eu que tenho um respeito do caraças pelas trovoadas. .. Sim, claro que vou e não estou nada arrependido.
Ao chegar a Mafra ,confronto-me com um sol radiante mas as nuvens lá bem ao fundo no horizonte ameaçavam em estragar a festa, mas felizmente isso não aconteceu.
Feito o levantamento do dorsal ao som de uma banda bastante cômica que por lá tocava era tempo de me equipar e preparar para mais uma aventura de 55km com 1400 de acumulado e que na realidade até foram mais, 60km o que é que se pode pedir mais!!! Pagas 55 e levas 60 :))))
Às 9h, depois do breafing da organização e palavras do sr.Presidente da Câmara , dá-se o início deste raid em direção à Tapada de Mafra.Coloquei um ritmo em que me sentia confortavel mas com a elevada humidade que se fazia sentir e algum calor à mistura, a coisa não estava lá muito famosa e decidi fazer este raid mais na onda de passeio e não pensar em classificações, porque também sabia muito bem o que ainda ia apanhar pela frente.

Foram muitas subidas, muitas descidas,  muitos single track, muitas pontes de paletes , muitas paisagens que me ficam na recordação e abastecimentos com muita comida.Era maçãs, laranjas, sumos, pão com chouriço, bifanas.... o que é que se pode pedir mais?
Conclusão, muitos parabéns a esta magnifica organização pelo excelente evento 5 estrelas. Em relação á minha prestação,  o objetivo foi concluí do ao chegar inteiro mais a burrita.Fiz os 60km em 4H10mt e fiquei em 20º de 103 atletas.

Espero que os meus relatos sirvam de incentivo para muitos companheiros do pedal e para aqueles que a motivação está um bocadinho em baixo.Vamos lá pessoal, toca a pedalar :-)
Até lá.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Maratona BTT Glória do Ribatejo

Olá :-)

Já algum tempo que não postava nenhuma das minhas aventuras.Isto não quer dizer que deixei de pedalar.Passei sim uma fase complicada da minha vida que já está resolvida.Uma delas foi a falta de motivação e nada melhor que uma prova da taça de maratonas de Santarém para ganhar entusiasmo.

A minha opção foi para a meia-maratona (40km) porque não estou preparado fisicamente para distâncias maiores e dar duas voltas ao percurso também não é do meu agrado.Dada a partida da promoção lá fui eu com um andamento acima da média com o objetivo de passar os mais lentos porque arranquei bastante atrás. Após este obstáculo manti um ritmo certinho até ao final e nas descidas abusava um bocadinho porque os single track eram de facto espetaculares.Percurso bem marcado com abastecimentos solidos e liquidos do qual parei num para abastecer o bidon , meia banana e meia laranja e siga que a meta é já ali :-)
Conclusão.

Cheguei inteiro mais a burra que se portou muito bem e alcancei a posição 90 de 254 atletas em 2h16.No meu escalão de Veteranos A, fiquei em 24 de 48 atletas.Agora a próxima é já este fim de semana que se segue no Raid BTT de Mafra (55km).
Até lá :-)

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

9ª Maratona Festival Bike / FullSport - Santarém

Olá a todos.

Só hoje consegui ter vontade de escrever a aventura deste fim de semana.
Digo-vos muito sinceramente que não me apetece mesmo nada, pois o sentimento que vai dentro de mim,é de pura FRUSTRAÇÃO....é isso mesmo!
Já á três semanas que estava inscrito para esta maratona, havia muita ansiedade, pois estamos a falar de uma maratona com cerca de 2000 atletas onde está inserida a última prova da taça de Portugal de maratonas(xcm) recheada de excelentes atletas profissionais, exposições de todas as marcas de bikes, o pessoal do Dirt, Bmx, down hill, é sem dúvida a festa das bicicletas.
Agora vamos ao que interessa!
Passavam poucos minutos das 9h quando me dirigi para o controlo zero, este ano dividiram a partida por boxes de 100 atletas, consegui ficar logo na segunda box devido ter antecipado a inscrição.Escolhi fazer a maratona de 80 km, mais uma vez o primeiro objetivo era terminar sem problemas, tanto para mim como para a bicicleta. O segundo objetivo era tentar bater a posição do ano passado!
Às 9h30 deu-se a partida dos atletas federados, passados 2 minutos a partida da maratona... Arranquei bem e sentia-me bem para puxar, já sabia que o inicio ia ser duro, pois tinhamos uma subida com cerca de 500 mts de alcatrão que servia para partir o pelotão.
 Quando acabei de subir já ia a bufar por todos os lados mas depois foram uns bons kilometros de alcatrão em reta que deu para encontrar o ritmo e assim foi até entrar em terra!Desculpem!? Terra não, aquilo era lama, barro, cola ou sei lá o que chamar... vi logo o que me esperava pela frente, foi um percurso muito mal desenhado da parte da organização, foi uma vergonha! Com as previsões climatéricas que nos são fornecidas por vários sites conseguimos antecipar muita coisa, mais própriamente o percurso. Acho inadmíssivel que á 8 anos que fazem esta maratona, e ainda não ter um plano B ou então evitar vários troços como vos mostro na imagem abaixo.

Passando á frente, sofri bastante, a partir do Kilometro 60, deixei de ter o prazer de pedalar e já só chamava nomes para tudo quanto era lado.Passei vários kilómetros com a bicicleta ás costas e muito do tempo perdido andava a tirar lama/barro entre o garfo e a roda e desviadores com um pau...
Com muito esforço consegui terminar esta maratona e no final uma ovação da minha querida mãe, irmão e amigos que me esperaram durante 6h06mt.

No final, depois de um belo banho e já de barriga cheia, desloquei-me há zona da meta e verificava que ainda estavam a chegar atletas da maratona.
Ao analisar as classificações, verifiquei que dos cerca 300 atletas inscritos, só 134 terminaram e fiquei surpreendido com a minha 73ª posição.
Ainda tive o previlégio de tirar uma foto com o campeão nacional de maratonas (Elites) David Vaz.

Em principio, este será o último post deste ano, pois não estou a ver nenhum evento aqui por perto...
Agora com o tempo de chuva, e o inverno a chegar, as corridas e voltas de estrada vão ser os meus objetivos até final do ano, até lá :)

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Maratona BTT de Lisboa - Vodafone Bike Day

Olá a todos mais uma vez.

Sim, todos os que me seguem, nem que seja de passagem,todos os que gozam e todos aqueles que se indentificam com o mesmo estilo de vida , até mesmo para incentivar os que começaram á pouco tempo ,pois também sigo alguns atletas amadores com mais anos de experiência e são esses que me incentivam a não vassilar e todas as semanas sair para a estrada ou mato para mais um treino semanal para infrentar as duras maratonas que se deparam fim de semana após fim de semana.
E é esta a palavra que encontro para relatar a maratona deste domingo.EXTREMA DUREZA.
Saí bem cedo de Bucelas em direção á capital, mais própriamente ao Parque Eduardo VII onde estava montada a meta desta prova.
Foram mais de 1000 participantes a alinhar nos Restauradores.
Ás 9h30 dáva-se a partida onde na frente se encontravam grandes atletas do passado e do presente como Marco Chagas, Vitor Gamito,Davide Vaz,Renato Ferreira,Rui Torpes e muitos mais... Subimos em direção ao P.E.VII e logo de seguida aos acessoa a Monsanto , já o pelotão se rasgava e os mais apressados galopavam lugar a lugar para evitar os engarrafamentos nos trilhos mais técnicos provocados pelos menos experientes.
Dei tudo ao principio para evitar também esse obstáculo mas sempre consciente que iria pagar bem cara a fatura e certinho direitinho, ao Km70,pumba, aí está ela cãibra na coxa esquerda que me obrigou a parar e agarrar-me á perna de uma maneira que nem conseguia tirar o pé do pedal, foram ali uns 7,8 minutos de sofrimento mas lá passou e consegui acabar sem mais nenhuma.
O que tenho a dizer desta maratona é muito simples, BRUTAL, se não foi a melhor, foi uma das melhores em que já participei.
Uma organizaçõa 5 estrelas, o policiamento, todos os elementos espalhados no percurso, abastecimentos poderiam ter mais umas coisitas, mas para mim chegou, o percurso muito bem desenhado, súbidas técnicas e duras, descidas técnicas,rápidas e exigentes, posso dizer que foi uma grande barrigada de puro BTT.
Muitos parabens á organização.Para o ano estou lá caídinho eh eh.
Resumindo: Fiz a maratona 80km em 5h06m04s e fiquei em 84ºlugar de 130 atletas.
Este não era o meu principal objetivo,o principal era chegar-mos inteiros, eu e a bike :)
Até ao próximo.

domingo, 18 de agosto de 2013

9º Raid BTT Fexpomalveira

Olá a todos,

passados 3 anos voltei á Malveira para apanhar mais um valente empeno. Havia escolha para todos os gostos, percurso de 20 km, 35 Km e 50 Km.
Fiz o levantamento do dorsal no dia antes do evento, que sempre deu para ficar mais meia horinha no vale dos lençois e evitar filas de espera logo pela manhã...
Vamos ao que interessa.Escolhi o percurso dos 50km, pois sendo assim tive de gerir muito bem o esforço para conseguir chegar ao fim sem sofrimento e foi isso mesmo que aconteceu.
Num sobe e desce constante e com trilhos e paisagens de cortar a respiração, cheguei ao fim inteirinho que era esse e sempre será este o meu primeiro objetivo.Tive apenas um problema técnico, furei... mas lá consegui que o liquido milagroso vedasse aquela cratera no pneu e segui em frente.
Em relação ás marcações do percurso, acho que tinha poucas fitas em certos locais, assim como pó de pedra no chão e placas de perigo.Tinha que se ir com bastante atenção em algumas zonas para não haver enganos.
Os abastecimentos, parei em todos e aí sim, 5 estrelas, muito bom assim como a assistência por parte da motoreis(simpáticos,impecávis e prestáveis)
Este foi a minha primeira prova em 2013, não quer dizer que tenha estado parado, até pelo contrário, tenho feito bastantes km´s de estrada e de vez em quando uns trilhos para matar saudades :) Resumindo, 50 Km com 1600 mt de acumulado, no 37º lugar de 63 participantes com o tempo de 4h19m09s

Até lá

domingo, 7 de outubro de 2012

7ª Maratona de Obidos

Olá :)

Obidos faz-me lembrar ginginha e aquela vila dentro daquele castelo maravilhoso. Sem dúvida uma das muitas reliquias que temos no nosso lindo Portugal.
E foi ali mesmo que terminei a maratona, bem lá no alto do castelo, mágnifico :)
Saí bem cedo de casa, pois ainda tinha uma viagem longa a fazer, 45 minutinhos pela a A8 e lá estava eu preparado para mais uma jornada.
Foi um começo rápido pelas artérias da vila e logo depois já estavamos nós dentro da pedreira, eram tantas as grutas que fazia lembrar aqulas series do Star Wars noutros planetas :)))))
Um dos locais que me ficaram gravados na memória foi pedalar ao lado da lagoa de Obidos.
Foi sem dúvida um dia espetacular,súbidas,descidas ,single track´s, estradões, percurso bem marcado, abastecimentos 5 estrelas e pessoas simpáticas.Sem dúvida que vou voltar.
Resumindo:
80km Veteranos A na posicão 17º de 36participantes em 03h53m01s.

Até já :)

domingo, 16 de setembro de 2012

5ª Maratona de Almeirim "Rota sopa da pedra"

Olá :)

Este domingo desloquei-me até Almeirim para fazer a 5ª edição da Rota Sopa da Pedra. Para vos ser sinceros, pedra foi coisa que não vi muito por aquelas bandas :) agora areia, uiiii... imaginei-me várias vezes a fazer o Titan Desert em Marrocos.
Escolhi o percurso mais longo, aventurei-me para os 80 km que na realidade foram 90 km, o meu conta-kilometros não engana e no final era mesmo isso que lá marcava.

Cheguei ao fim mais uma vez inteiro e sem quedas e avarias, foi sem dúvida uma barrigada de btt.
Parabens á organização pelo excelente evento em que tudo esteve perfeito, até podiam pôr mais 10km's em cima que eu nem me importava :)

Resumindo:
Maratona 80km, Classificação Geral posição 36º de 46 atletas em 05h11m16s e no escalão Veteranos A fiquei na 15º de 17 participantes.

Até ao próximo :)

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Maratona BTT da Ota 2012

Olá :)
Desloquei me até Alenquer para fazer a meia maratona da Ota que contava com 36km de distância.Esta foi a última prova a contar para o regional de maratonas de Santarém e também a minha primeira ida a esta localidade. Pensei que fosse um circuito rolante, mas enganei-me!! Era sim um sobe e desce de meter os pés no chão e bicicleta ás costas :)
Resumindo, foi uma prova que correu bem, sem quedas e furos e muito esforço debaixo dos 30º graus que se faziam sentir logo ás 11h da manhã. Gostei bastante da parte do prémio de montanha, bela súbida de alcatrão :)
Resumindo:

Meia-maratona (40km) Escalão Veteranos A(promoção) 21º lugar de 49 atletas em 2h05m45s

domingo, 13 de maio de 2012

3º Passeio de BTT Alverca Bike

Olá,

Sem dúvida que este foi um dia perfeito para a prática do BTT, foi a segunda vez que participei neste evento.Desde já os meus parabens aos organizadores e a quem traçou o trajeto, pois pedalo frequentemente por estes lados e conseguiram-me supreender com a construção e o formato do percurso e já para não falar dos novos single tracks.Aquela ida á central eléctrica de Fanhões para mim foi o ponto alto deste percurso, foi aí que senti a dureza :)
Nem tudo correu como esperava, desta vez tive problemas técnicos ao KM 30 na zona do primeiro abastecimento do percurso dos 50KM. Quando me preparava para seguir, a pastilha do travão como estava gasta resolveu saltar e perdi algum tempo a arranjar uma artimanha. Resolvido o problema, arranquei desalmado para tentar apanhar o grupo de 3 atletas que desde o principio me vinham a fazer companhia, mas paguei caro pelo esforço!!!os últimos 3km foram cãibras pelas pernas todas que nem sabia o que fazer...Tive de respirar um pouco, baixar a adrenalina e rolar o mais devagar possivel para não voltarem as malditas cãibras :)
Consegui um resultado dentro do que esperava, mas podia ser melhor!
50 KMs em 3h56, 27º de 48 atletas.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

15º Passeio de BTT Vila de Rei

Olá companheiros,

este é sem dúvida um evento que não se pode perder, se bem se lembram, foi aqui que tudo começou e passado 6 anos ainda aqui estou neste magnifico passeio organizado por pessoas amigas da minha terra :)
Este ano o passeio de Vila de Rei contou com a participação de 206 atletas e com dois percursos de 25km e 35 km, foi pena a carga de água que caíu na hora de partir pois estragou o que parecia ser uma excelente manhã de BTT, em 15 anos nunca se tinha verificado nada assim! Mas como sabem, no tempo ninguém manda e temos que se aguentar.
Houve muitas avarias e apenas 10 a 15 pessoas fizeram os 35km pois a lama era tanta que as rodas das bicicletas ficavam presas e para não mexer muito na carteira muitos decidiram ficar pelos 25km como eu :)
 Espero que o S.Pedro para o ano seja mais generoso.

Aqui ficam algumas imagens:

segunda-feira, 2 de abril de 2012

1ºRaid Btt Carcavelos Lousa/Loures

Cá estou eu de novo...
Em relação a este evento, só tenho uma coisa a dizer: "QUE EMPENO" :)))))
Se existem dias que vale a pena sair de casa, este foi sem dúvida um dia desses.
Quando saí ás 8h da manhã de casa, chuvia a potes e ainda fiquei naquela...! vou ou não vou ??? ..está frio...e ainda tenho uma ramelita aqui no canto do olho, mas enquanto pensava e conduzia dei por mim a meio do caminho :)))
Por incrivel que pareça, quando se deu o sinal da partida a chuva abalou e deu lugar aos raios de sol que muito timidos lá espreitavam por de trás daquelas nuvens cinzentas.(Estou feito um poeta, vai lá vai...)
Este Raid não tinha contagem de tempos nem classificações, haviam sim dois percursos,um de 50kms e um de 25 kms cheios de adrenalina e trilhos de cortar a respiração. Fiz os 50km, os últimos 5km foi sofrer, pois já não sentia o corpo e apenas deixava me ir em cima da minha bike nas descidas e desligava o interruptor nas súbidas e bora lá :)
Parabens á organização,pelos trilhos,abastecimentos,assistência técnica e simpatia. Voltarei para o ano sem dúvidas. Aqui ficam algumas fotos: